Recuperação Judicial

A Recuperação Judicial é um instrumento jurídico para evitar a falência de uma empresa e que prevê o acordo com credores para pagamento de dívidas, considerando três fases:

  1. FASE POSTULATÓRIA: Requerimento do benefício da Recuperação Judicial (é protocolado a petição inicial com todos os documentos exigidos na Lei).
  2. FASE DELIBERATIVA: Votação do plano de recuperação.
  3. FASE EXECUTÓRIA: Execução do plano de recuperação conforme aprovado com os credores.

A medida em questão é prevista na Lei de Falências e Recuperação de Empresas (Lei nº 11.101/05) e tem como objetivo evitar a falência da empresa, desde que, sejam adotadas algumas ações.

Basicamente, o processo permite congelar as dívidas em atraso, permitindo que a empresa trabalhe em um plano de pagamento junto a credores e reveja sua administração. Além disso, a empresa poderá dar continuidade em suas operações (produção, empregos diretos e indiretos).

A Lideratu Consultoria atua na área de avaliação e auxilia seus clientes no desenvolvimento de laudos que atendam ao inciso II e III do artigo 53 da Lei:

Art. 53. O plano de recuperação será apresentado pelo devedor em juízo no prazo improrrogável de 60 (sessenta) dias da publicação da decisão que deferir o processamento da recuperação judicial, sob pena de convolação em falência, e deverá conter:

I – discriminação pormenorizada dos meios de recuperação a ser empregados, conforme o art. 50 desta Lei, e seu resumo;

II – demonstração de sua viabilidade econômica; e

III – laudo econômico-financeiro e de avaliação dos bens e ativos do devedor, subscrito por profissional legalmente habilitado ou empresa especializada.

Precisando de um Laudo de Avaliação para fins de Recuperação Judicial? Entre em contato com a nossa equipe e veja como podemos ajudar a sua empresa!

Compartilhe