Fundos Imobiliários - FII

Fundos Imobiliários – FII

Um Fundo de Investimento é formado pela união de investidores e seu respectivo capital, e o FII é quando esse recurso é investido em imóveis.

Esse investimento pode ocorrer em qualquer fase de um empreendimento, seja na construção (desenvolvimento), na reforma (comprar, reformar e vender) ou em imóveis consolidados para a geração de renda por meio de aluguéis. Também não há restrição quanto ao tipo do imóvel: ele pode ser uma fábrica, um escritório, shopping center, etc. Esses são os chamados fundos de tijolos.

Existem também os FIIs de papel, por exemplo: quando é formado um fundo de CRIs (certificados de recebíveis imobiliários), títulos de renda fixa com lastro imobiliário e até mesmo fundos de fundos.Para ambos os casos, existem fundos de ativos únicos ou multiativos, com um único ou vários inquilinos, o que acaba diluindo o risco e aumentando a liquidez desses ativos.

Investir em imóveis ou optar pelo fundo?

Investir em imóveis é bastante comum, mas demanda um volume de capital alto e muitas vezes a liquidez não é satisfatória, o que leva cada vez mais investidores a optar pelo fundo, no qual se investe através de cotas, que são negociadas no mercado secundário, com liquidez e segurança satisfatórias, além do recebimento de dividendos enquanto o capital está aplicado.

Originalmente, o capital é aplicado inicialmente através de cotas e só poderá ser resgatado na data de liquidação, mas poucos fundos têm essa data pré estabelecida, ocorrendo que o investidor só poderá negociar ou sair do fundo através do mercado secundário, por meio de bancos ou corretoras de investimento.

Riscos do investidor e a importância de uma assessoria

Vale ressaltar que, como qualquer título de renda variável, o investidor estará exposto às variações e intempéries do mercado e também à riscos inerentes da carteira, como a obsolescência dos imóveis, perda de inquilinos, negociações de contratos de aluguéis (que agem diretamente sobre os dividendos), por isso a importância de estar bem assessorado neste momento.

Empreendedores que desejem constituir um fundo devem passar por todo um processo junto às empresas de consultoria e com a CVM-Comissão de Valores Mobiliários, para que o produto seja seguro e possa ganhar a confiança do público investidor em geral.

A Lideratu Consultoria atua desde a fase inicial de avaliação imobiliária, passando pela realização de estudos de viabilidade econômico-financeira e na prospecção de players interessados.

Fale com nossos especialista e conheça nossa solução em Consultoria Imobiliária.


Compartilhe